quinta-feira, 10 de abril de 2025

Ecologia Folclore Tom Jobim Fauna 

Discografia 

Continental e Odeon 

Sávio Silveira 

Festival da Canção 

Orfeu Negro 

Ivan Lins 

Alfredo da Rocha Vianna Filho, Pixinguinha, nasceu no Rio de Janeiro em 1897, faleceu na mesma cidade em 17 de fevereiro de 1973. Cinquenta anos sem o autor de Carinhoso.


A data real de nascimento de Pixinguinha é motivo de controvérsias, para uns o dia 04 de maio de 1897. 23/04 ficou como data simbólica.


Foi da geração dos criadores do samba, Donga, João da Baiana, e Heitor dos Prazeres.


Amigo de Noel Rosa, Braguinha, Radames Gnatalli, Vinícius de Moraes e muita gente importante. Conheceu Louis Armstrong no Rio de Janeiro nos anos 50.


O pai era músico e os irmãos também.


Fez arranjos para Francisco Alves, Mário Reis e Carmen Miranda. Depois foi substituído por Radamés Gnattali. Na década de 1940 passou a integrar o regional de Benedito Lacerda. Fez música com Donga, João da Baiana, Hermínio Bello de Carvalho e Vinícius de Moraes.


Tom Jobim sempre declarou sua admiração por Pixinguinha, mestre do choro. 


Tudo em Pixinguinha é fluido e se comunica.


Morreu no Carnaval, a Banda de Ipanema estava na rua quando veio a notícia. Fizeram uma homenagem a ele. 17 de fevereiro de 1973 era um sábado. Alfredo da Rocha Vianna Filho, estava na igreja de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, no Rio de Janeiro, para batizar o filho de um amigo. Morreu antes da cerimônia, vitimado por um ataque cardíaco. Sua morte numa Igreja reforçou a aura de santo da música.


Rua Codajás, Leblon, Tom e Pixinguinha, Paulo Jobim esteve presente, 1971.


Tom Jobim, Pixinguinha, João da Baiana e Chico Buarque.

Rua Codajás


Claudette Soares trabalhou na boate do Hotel Plaza com Tom Jobim, Sylvinha Telles, Newton Mendonça, Milton Banana, e Johnny Alf. Grande dama da Bossa Nova e do Sambalanço. Ela até hoje se apresenta com Doris Monteiro, Eliana Pittman e Alaide Costa.


Ary Barroso, Pixinguinha, Tom Jobim e Vinícius de Moraes fazem parte de um panteão, de um universo paralelo, gigantes da música internacional gravaram Tom Jobim, Ary Barroso foi um sucesso imenso nos EUA. Tom Jobim e Vinícius venceram o Oscar e a Palma de Ouro com o filme Orfeu Negro. Jobim fez duas sinfonias do Rio e de Brasília. Os maiores músicos do planeta aplaudiram a Bossa Nova. Jobim teve formação clássica, Debussy, Villa-Lobos, Ravel, Chopin. Nunca mais houve nada parecido. Até hoje a música brasileira exerce influência e é admirada no mundo todo por causa da Bossa Nova.

Os maiores músicos americanos gravaram Tom Jobim. Sinatra, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan por exemplo. Tanto no vocal como no instrumental o cancioneiro de Tom Jobim causa deslumbramento. Garota de Ipanema derrotou Yesterday dos Beatles.

A Garota de Ipanema é uma metáfora da felicidade que interrompe o cotidiano e passa fazendo a realidade diferente, transfigurada.


Muitas versões belíssimas, Sinatra, Pery Ribeiro, Toquinho, Ammy Winnehouse, Nat King Cole, Sylvinha, P Lee, Tim Maia, Gal Costa, Sérgio Mendes, Astrud Gilberto, Elis, Diana Krall, Nara Leão e Zeca Pagodinho, Seu Jorge, Boaventura, D Warwick

Tom Jobim no prédio da rua Nascimento Silva 107, em Ipanema.  


Tom e João Gilberto no apartamento da Nascimento Silva. 


Tom no teto da rua Codajas como um menestrel ou bardo medieval, com a jornalista Maria Lúcia Rangel. 


Placa em homenagem a Tom Jobim.


**********


Tom Jobim, Newton Mendonça, João Gilberto e Vinicius de Moraes ficavam ensaiando e compondo a noite toda. Luiz Bonfá, Bene Nunes e Ary Barroso também frequentavam a casa.


1954-1960 foi o período em que Tom Jobim viveu na rua Nascimento Silva 107


Tom Jobim morou na Saddock de Sá, Ipanema 

Francisco Otaviano, Ipanema 

Barão da Torre, Ipanema 

Nascimento Silva, Ipanema

Rua Codajás, Leblon 

Rua do Peri, Jardim Botânico 

Rua Sara Vilela, Jardim Botânico 


Tom Jobim foi casado com Thereza Hermanny até 1978 e viveu com ela e os filhos, Paulo e Elizabeth, nesses endereços.

Tom Jobim também viveu em Los Angeles e Nova York.

Residências de Tom Jobim


Rua Nascimento Silva, 107, Ipanema

Barão da Torre, 107, Ipanema

Rua do Peri 

Rua Sara Vilela, Jardim Botânico.

Rua Conde de Bonfim, 634, Tijuca.

Rua Codajás, Leblon.


Nenhum comentário:

Postar um comentário