quinta-feira, 17 de abril de 2025

 Você e eu Lyra 

Só em seus braços 

Verônica 

Samba de Verao

Valle 

 Arantes ourives milimétrica caleidoscópio inflexão 

Bireboim maestro 

Lulu S

Menescal Boscoli Lyra Valle 

Roberto C

Chico 

Gonzaga 

Tom

Alf

Mendes

quarta-feira, 16 de abril de 2025


Stan Getz, C. Byrd e Herbie Mann atuaram como divulgadores da Bossa Nova nos EUA nos anos 60, muito antes do show no Carnegie Hall. H. Mann esteve no show da PUC em 62

Bill Evans Chic Corea

terça-feira, 15 de abril de 2025

 Sonnenberg Jobim

Eu não existo

A

 Felicidade

Falando de amor 

Corcovado 

Caminhos cruzados

Lamento no morro 

Chega de saudade

 Em 11 de dezembro de 1994, era lançado Antônio Brasileiro, 13° álbum.


Gravado de setembro de 1993 a janeiro de 1994, Antônio Brasileiro reúne diferentes facetas do compositor. 


Uma versatilidade de canções, a valsa "Querida", o "Pato Preto", "Piano Na Mangueira", com Chico Buarque, "Insensatez", "How Insensitive", com Sting,

" Maricotinha ", "Surfboard", " Maracangalha" " Chora Coração" " Radames e Pele "

 "Samba de Maria Luiza", "Só Danço Samba", "Meu Amigo Radamés", "Forever Green", "Blue Train", versão em inglês para "Trem Azul", do Clube da Esquina, e "Trem De Ferro", poema musicado de Manuel Bandeira.


Antônio Brasileiro foi lançado pela Columbia Records em dezembro de 1994, apenas três dias após a morte de Tom Jobim


O álbum obteve sucesso de crítica e público. Em 1995, Antônio Brasileiro ganharia um Grammy por Melhor Performance de Jazz Latino.

segunda-feira, 14 de abril de 2025

 Cantata

Camera

Madrigal 

Satie

Delibe

Faure 

Gounot

Chopin 

Chabrier

Debussy 

Ravel

domingo, 13 de abril de 2025

 Além de um gênero musical, bossa nova é um estilo, uma maneira de cantar, tocar e harmonizar, que pode ser aplicado a composições de outros gêneros. [5] Isso está demonstrado no primeiro LP de João Gilberto, Chega de Saudade, lançado em abril de 1959, em que composições bossanovísticas como "Saudade Fez um Samba" (Lyra/Bôscoli) e "Brigas Nunca Mais" (Tom/Vinícius) estão ao lado de sambas tradicionais como “Rosa Morena” (de Dorival Caymmi), “Morena Boca de Ouro”, de Ary Barroso, “Aos Pés da Cruz” (de Marino Pinto e Zé da Zilda) e “É Luxo Só” (de Ary Barroso e Luís Peixoto),[22] todos interpretados na nova forma de cantar e tocar de João Gilberto.[13]

Segundo o historiador de música popular brasileira Jairo Severiano, os três LPs que João Gilberto gravou na Odeon, Chega de saudade (1959), O amor, o sorriso e flor (1960) e João Gilberto (1961), constituem um documento sobre a Bossa Nova

Copacabana, em 1954 e já tocava suas composições autorais como "Rapaz de Bem", "Céu e Mar", "O que é amar", entre outras, segundo Ruy Castro, predecessoras da Bossa Nova. Como a boate era pouco frequentada, os músicos mais jovens faziam romaria para ouví-lo e também fazer experimentações. Entre eles estavam Tom Jobim, João DonatoJoão Gilberto, Lúcio Alves, Dick Farney, Dolores DuranPaulo MouraBaden PowellCarlos LyraSylvinha TellesLuiz Eça e Mauricio Einhorn. Como 



No Beco surgiram grupos como Tamba Trio, de Luiz Eça, Bossa Três, de Luís Carlos Vinhas, Sexteto de Sérgio Mendes, Copa Cinco de J.T. Meirelles e Quinteto Bottle's, de Tenório Júnior.[

Zimbo

parceria tão fundamental para a música brasileira.

O produtor Aloysio de Oliveira, responsável pela gravação dos primeiros discos de João Gilberto na gravadora Odeon, montou a sua própria gravadora, a Elenco, em 1963. Esse selo foi o responsável por lançar os primeiros LP's de artistas como Vinícius de Moraes, Nara Leão, Roberto Menescal e Baden Powell. A Elenco ficou marcada também pela estética minimalista das suas capas, quase sempre com fotos de Chico Pereira em preto e branco e processadas em alto contraste por César Vilela, diretor de arte, que afirmou que essa economia estética se devia, também, à falta de dinheiro na gravadora.

No mesmo ano de 1963, Carlos Lyra e Vinícius de Moraes escreveram a comédia musical “Pobre Menina Rica”, e antes de montá-la num teatro, apresentaram as canções em um show chamado Trailer, com a Nara Leão cantando as músicas que caberiam à personagem que dá título à peça. Algumas letras do musical já apontavam para um outro caminho temático, com conteúdo mais político, como “Comedor de gilete” e “Maria Moita”, que já não cabiam nos cânones bossanovísticos do amor, do sorriso e da flor.[30]

Antes do fim do período áureo da bossa nova surgiu ainda uma segunda geração do movimento, artistas que traziam novos elementos musicais, alguns mais ligados aos gêneros nacionais e outros já com influências do pop internacional. São dessa segunda geração nomes como Edu LoboMarcos ValleEumir DeodatoWanda SáFrancis Hime e Dori Caymmi.






 O Que Tinha de Ser de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, interpretação clássica de Dorinha de Freitas,

o Rouxinol Paulista como era chamada. Ela foi comparada a Maysa e Dalva de Oliveira. Amiga e admiradora de Aracy de Almeida.

 Morgana King, atriz e cantora, atuou e gravou com Gerry Mulligan, Sinatra, C. Parker, C. Mingus, Benny Goodman, Buddy Rich e inúmeros grandes músicos. Fez cinema, atuou em O Poderoso Chefão. Filha de imigrantes italianos, atuou em hotéis, night-clubs e casas de espetáculo nos EUA. Gravação de 1965, ela contava com 35 anos. Dindi de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira. É uma interpretação também bastante contemporânea.

Modernos 


Silvinha, Doris 

Lúcio e Dick

Mário Reis 

Garoto 

Alf

João Gilberto 

Nara

Braguinha Jobim e Gatica com Vandré 


 Julie London e Morgana King parecem viajantes do tempo, cantam como se canta no futuro delas, ou seja, hoje.

 Morgana King, atriz e cantora, atuou e gravou com Gerry Mulligan, Sinatra, C. Parker, C. Mingus, Benny Goodman, Buddy Rich e inúmeros grandes músicos. Fez cinema, atuou em O Poderoso Chefão. Filha de imigrantes italianos, atuou em hotéis, night-clubs e casas de espetáculo nos EUA. Gravação de 1965, ela contava com 35 anos. Dindi de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira. É uma interpretação também bastante contemporânea. Julie London e Morgana King parecem viajantes do tempo, cantam como se canta no futuro delas, ou seja, hoje.

 São José do Vale do Rio Preto

 Etta James Aberta Hunter Billie Holiday Parker Duke Dizzy 

 Andrea Motis é uma jovem cantora e instrumentista natural da Catalunha, Espanha. Jazz, Bossa Nova e música brasileira em geral. Elogiada por Luis Fernando Veríssimo e Nelson Motta. Gravou Pixinguinha, Paulinho da Viola e Ismael Silva.


Payes


Monte M

 Astrud Gilberto gravou canções usadas em cerca de 16 filmes e séries de TV nos EUA.


Astrud fez 17 álbuns e 50 participações no cinema.


Aplaudida pelos maiores músicos do planeta.


O núcleo Tom Jobim, Getz, Astrud e João Gilberto foi o centro irradiador da Bossa Nova no mundo, abrindo as portas para todos os músicos do movimento. Stan Getz já tocava músicas de Tom Jobim desde o início dos anos 60, bem antes do show do Carnegie Hall.


Astrud entrou na gravação por acaso, convidada por João. João não falava inglês e Astrud falava um inglês com a graciosidade do sotaque.


Sua voz, sua leveza, seu charme, sensualidade, seu inglês, encantaram o público americano. Era muito agradável e uma música muito bonita, sublime, obra de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Newton Mendonça.


Sensação de algo aconchegante, terno, meigo, a voz que canta ao ouvido e conquista o coração.


Felizmente ela adotou um estilo próprio e não tentou imitar Frank Sinatra.


A Bossa Nova 

A onda que se ergueu no mar

A Bossa Nova conquista o mundo

Os maiores músicos do planeta aplaudem e acolhem 


Astrud Gilberto abriu caminho para que a bossa nova estourasse no mundo todo


Influenciou o pop americano e até o rock, o gênero dominante dos anos 1960.


A gravação ganhou o Grammy de Disco do Ano. É a composição mais gravada da história.


E “The Girl from Ipanema” transformou Astrud Gilberto em cantora profissional. Desde 1959, ela era casada com João Gilberto.


Tom Jobim e Astrud Gilberto inscreveram seus nomes no Hall of Fame dos EUA.


Grandes nomes que fizeram sucesso nos EUA: violonistas Bola Sete e Laurindo Almeida, os tecladistas Walter Wanderley, Sérgio Mendes e Eumir Deodato, e as cantoras Flora Purim e Eliane Elias.

 Em 1964 ela se separou de João Gilberto, alguns meses após o lançamento do álbum de João Gilberto e Stan Getz.


Esse filme tratava da questão do papel da mulher e do conservadorismo dos costumes da época que limitava a atuação da mulher.


Astrud fez 17 álbuns e 50 participações no cinema.


Aplaudida pelos maiores músicos do planeta


Esse núcleo Jobim, Getz, Astrud e João Gilberto foi o centro irradiador da Bossa Nova no mundo, abriu as portas para todos os músicos do movimento.


Ela entrou na gravação por acaso, convidada por João.


Sua voz, sua leveza, seu charme, sensualidade, seu inglês, encantaram o público americano. Era muito agradável e uma musica muito bonita, obra de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Newton Mendonça.

Sensação de algo aconchegante, terno, meigo, a voz que canta ao ouvido e conquista o coração.


A Bossa Nova 

A onda que se ergueu no mar


Astrud Gilberto abriu caminho para que a bossa nova estourasse no mundo todo

Influenciou o pop americano e até o rock, o gênero dominante dos anos 1960.


A gravação ganhou o Grammy de Disco do Ano. E a composição mais gravada da história.


E “The Girl from Ipanema” transformou Astrud Gilberto em cantora profissional. Desde 1959, ela era casada com João Gilberto


Grandes nomes que fizeram sucesso nos EUA violonistas Bola Sete e Laurindo Almeida, os tecladistas Walter Wanderley, Sérgio Mendes e Eumir Deodato, Eliane Elias, e as cantoras Flora Purim e Eliane Elias.

 Sylvia Telles


Nome de destaque da Bossa Nova.


Descoberta por Billy Blanco, trabalhou com Garoto, Dolores Duran, Johnny Alf. Convidava essas personalidades para seu programa na TV Rio.


Em 1957 gravou Foi a Noite, em 78 RPM, no disco Carícia, e, em 1959, ela gravou dois LPs em quatro meses. Das 24 canções gravadas, 18 eram de Jobim. Silvinha também colaborou com o início de carreira de Caetano Veloso, Chico Buarque, Elza Soares, Maria Bethânia, e Roberto Carlos. Gravou Dick Farney e Lucio Alves, Ponto Final e Amargura.


Em 1959 gravou "Amor de Gente Moça", pela  Odeon. 12 canções compostas por Tom Jobim com parceiros -- Aloysio de Oliveira, Newton Mendonça e Vinicius de Moraes -- ou solo. No livro "Chega de Saudade",  Ruy Castro diz que ela manteve os grupos unidos e foi uma importante influência musical para João Gilberto no início da carreira  no consagrado disco "Chega de Saudade".


Participava dos encontros na casa de Nara Leão. Foi casada com Aloysio de Oliveira. 


Sylvia particiou, no Grupo Universitário Hebraico, em 1958, com Carlos Lyra, Roberto Menescal, e outros músicos de um show histórico. Neste show, "Carlos Lyra, Sylvia Telles e os seus Bossa nova",  a expressão "bossa nova" foi usada pela primeira vez para designar os músicos desse movimento de renovação da música.


Morreu jovem, aos 32 anos, em acidente de carro, no Estado do Rio, em 1966, estava casada com o filho de Horácio de Carvalho e Lily de Carvalho. Era considerada a voz feminina quase oficial da Bossa Nova e a primeira voz feminina a cantar em termos modernos.


Claudete Soares ficou no seu lugar no bar do Hotel Plaza quando ela casou. 


Claudia Telles, sua filha com Candinho , foi cantora também.

 A Bossa Nova jamais desejou ser um movimento elitista. Jamais desejou ser admirada apenas pela classe média e a elite. Tom Jobim e Vinícius de Moraes sempre desejaram que sua música fosse admirada por todos, na mesma tradição de Noel Rosa, Ary Barroso, Pixinguinha, e Dorival Caymmi. João Gilberto gravou todos os grandes nomes da música brasileira, além dos citados, Herivelto Martins, Custódio Mesquita, Lupicinio Rodrigues, Ataulfo Alves e muitos outros. A Bossa desejou fazer uma nova leitura da tradição em vários aspectos. A Bossa Nova tampouco desejou remover a alegria do samba ou a paixão nas canções. Desejou introduzir algo novo, a voz que fala aos ouvidos e alcança o coração. Antes, isso era impossível, somente cantores com vozeirão. Os compositores eram desconhecidos.  Poucos eram famosos. Tom Jobim jamais impôs padrões restritivos para suas canções. Podemos ver suas músicas cantadas como samba-canção clássico, sambalanço, jazz e Bossa propriamente. O jazz havia iniciado um processo de fusão com ritmos caribenhos no fim dos anos 40. O jazz possui essa capacidade plástica de se acoplar a ritmos nacionais sem perder suas raízes. A época do Cool Jazz e do Bebop, além do Smooth Jazz. A Bossa Nova ampliou os horizontes da nossa música e a projetou no mundo, de modo sem precedentes.  Aplaudida pelos maiores músicos do planeta. Se ela é considerada de elite musical é porque é de elevada qualidade em vários aspectos (melodia, harmonia, canto, lírica, arranjo, orquestração). Uma elaboração que inovou nas letras, letras mais alegres, mais afirmativas, sem tanto sofrimento como nos antigos boleros, serestas e sambas-canções. Nara Leão gravou Zé Keti, Cartola e Nelson Cavaquinho. Elis Regina gravou Adoniran Barbosa. Tom Jobim iniciou suas atividades de compositor com Newton Mendonça, fazendo samba-canção. Mário Reis, Sylvia Telles, Lúcio Alves e Dick Farney foram os cantores que iniciaram a inflexão no modo de cantar. João Gilberto declarou que não sabe o que é Bossa Nova, pois sempre disse ser um cantor de samba canção, apesar de cantar todo tipo de música.

A mulher também teve uma grande ampliação de possibilidades. Muitas e grandes cantoras apaixonadas como Maysa, Elis Regina, Leny Andrade, Claudette Soares, Gal Costa, Nana Caymmi. Existem muitos clichês e equívocos sobre a Bossa Nova que merecem ser esclarecidos sempre. A Bossa Nova não foi um movimento que passou, não foi um estilo que ficou de lado, a Bossa Nova é a própria origem da música popular brasileira moderna. Tom Jobim fiel à tradição do Modernismo de 22 uniu o erudito e o popular como fez Villa-Lobos.

A Bossa Nova nasceu no contexto histórico do pós guerra, havia um forte desejo de modernidade, um otimismo quanto ao futuro do país. A Era JK, 50 anos em 5, Brasília, Cinema Novo.

 Chico Buarque e Donga no programa da Hebe em 1966, 50 anos de "Pelo Telefone". O primeiro samba da história.

Sinhô reivindicou coautoria.

Bing Crosby gravou Copacabana de Braguinha e Ary Barroso, Aquarela do Brasil.

Nat King Cole cantou em português.

Nos anos 50 o Cool Jazz, Bebop de S. Kenton, Stan Getz, Byrd e a convergência com a Bossa Nova e seus acordes dissonantes.


Ary Barroso conheceu Tom Jobim e Billy Blanco numa boate do Rio e falou do talento dos dois para diretores de gravadoras.

Tom Jobim ganhou vários prêmios com a trilha sonora de Orfeu Negro no cinema. Cauby Peixoto e Dick Farney viveram nos EUA e cantaram no rádio, TV e gravaram. Carnem Miranda também. Ary Barroso e Aloysio de Oliveira trabalharam no grupo Disney e eram amigos do Disney. Villa Lobos trabalhou para o cinema americano. Herbie Mann veio ao Brasil e conheceu o pessoal da Bossa Nova. Stan Getz e Byrd divulgaram lá e depois Baker, Tony Bennett e Quincy Jones tomaram contato. Em 62 foi feito um show no Carnegie Hall com quase todos os músicos. Vinícius de Moraes era diplomata e tinha muitas contatos no Brasil e no exterior. Após o show do Carnegie Hall com várias celebridades Tom, Donato, Astrud, João Gilberto foram convidados para gravar lá. Eumir Deodato, Castro Neves e Sérgio Mendes ficaram nos EUA. Sinatra convidou Tom Jobim para gravar em 67 e depois 69. Depois Tom Jobim gravou vários discos lá. Ella Fitzgerald, e todos os grandes nomes do jazz gravaram Tom Jobim.


Lyra e Menescal davam aula de violão. Nara os conheceu assim. Tom Jobim, Johnny Alf, João Gilberto, e Newton Mendonça, tocavam na noite. Tom foi contratado para o rádio e grandes gravadoras e fez arranjos para cantores famosos como Nora Ney, Dalva de Oliveira, Vicente Celestino, Orlando Silva.


Canto clássico do samba-canção ou moderno como Lúcio Alves, Dick Farney e Silvinha, com orquestra, sem orquestra, violão minimalista ou não, coro de vozes ou cantor singular. Bossa Nova, Sambalanço, Jazz, blues, balada, bolero, marcha, valsa. Riqueza, profusão de interpretações da obra de Antonio Carlos Jobim. Sem imposição de regra ou padrão.


Tom Jobim era consultado pelos parceiros para desenvolver frases, refrões e sequências melodicas com a sua genialidade criativa.


Tom Jobim gostava do desafio de fazer música para o cinema e televisão, dizia que o desafio do limite temporal para a criação sobre um tema favorecia a criatividade.


Calmon e Milton Banana e o Samba sincopado Sambalanço.

Vadico e Garoto acordes dissonantes.

Melodia com acordes dissonantes.


A Garota de Ipanema transfigura a realidade, ao seu redor, metáfora da felicidade que passa, efêmera, o eu lírico triste e solitário. 


Águas de Março portal do tempo

Looping

Transe

Mantra 

Mistifico

Ação, devir infinito, vivendo o ato

Mágica canção 

Encantada

Sucessão de imagens, cotidiano, concreto.


A Nova Banda foi a mais importante iniciativa artística da carreira de Tom Jobim em termos de show business. Suas exibições anteriores não tinham o mesmo glamour. A Nova Banda deu a devida grandeza a Tom Jobim no palco. Ele estava abatido com a morte de Vinícius de Moraes e não se apresentava em público. A Nova Banda deu uma nova motivação. Ele gostou do desenho da Banda com a cantoras ao lado do piano. Foi uma pena não ter começado antes, talvez em 78. Estrelas de primeira grandeza na banda. Viajaram o mundo todo, aplaudidos pelas maiores plateias do planeta. Levou nossa música e cultura ao mundo. Ary Barroso, Pixinguinha, Garoto, vários músicos tiveram suas bandas. Tommy Dorsey e Glenn Miller marcaram época. O artista e seu público no encontro ao vivo é o momento mais sublime da arte. Tom Jobim decidiu criar a Nova Banda após um convite para se apresentar com a Orquestra Sinfônica de Viena. Ele achou que ficaria mais grandioso.


Registros históricos

Momentos da vida de Tom Jobim 

Anos 60, 80 e 90


Tom Jobim é o maior divulgador da música brasileira no mundo, um aglutinador de forças, galvanizador de tendências musicais. 


Hamilton de Holanda


Tom Jobim é o que há de melhor do Brasil no mundo. Onde quer que sua música toque, num dos cantos do planeta, lá ele estará levando a nossa cultura. Tom Jobim é nacional e universal, refinado e popular.


Jorge Amado


A Bossa Nova não veio negar a tradição do samba- canção, não veio trazer um cantar frio e sem emoção, a Bossa Nova não veio excluir as grandes vozes, não veio excluir a orquestra, a Bossa Nova não é jazz, são mentiras que parte da crítica criou. Vários cantores gravaram Bossa Nova com grande voz, apaixonados e com orquestra. A Bossa Nova veio ampliar os horizontes da nossa música.


Henrique Vogeler, Marques Porto e Luís Peixoto, criaram o samba canção , Linda Flor


Donga, Sinhô, João da Baiana e Heitor dos Prazeres

 Dany Kay Pizarelli

  Ann Hampton Callaway

Se todos fossem iguais a você 

Cantora e compositora famosa nos EUA, além de atriz

Faz música para cinema e TV

Disco de platina

Callaway teve música gravada por Karrin Allyson, Liz Callaway, Barbara Carroll, Blossom Dearie, Michael Feinstein, Harvey Fierstein, Carole King, Patti LuPone, Amanda McBroom, Donna McKechnie, Liza Minnelli, Peter Nero, e Lillias White. Sunday quiz time... a bit of jazz fun. How many of these EmArcy Records female singers can you recognise?

In no particular order: Kitty White, Ruth Olay, Thelma Gracen, Dinah Washington  Verve Records, Blossom Dearie, Morgana King, Sarah Vaughan, Helen Merrill, Patti Page



Bebel Bonita


 Verônica Sabino Zizi Bygton Pedrinho Rodrigues 

Albertinho

Darius Milhaut 


Ray 


Clayderman


Percival

 James Last Joyce Horta Chic D Payne  Creed 

Márcia Lessin

Areias

Jane Monheit


S Cesar

Matheus J Abertas Burton Paulo C Pinheiro Ivone Curi Ótico Satie mínimo Rita Rey Odete Lara 


Payes Vânia Bastos

Stressand Barbara Moacir Santos 


Laurindo 


Cris Delano Creuza Bengel Ximbinho Sucedeu assim Rubina Gente Lee Ray Gilbert Norma


Djavan Sônia Lemos Joyce Areias Korax Taviani Takai Jair



Havia um programa na Rádio Nacional que se chamava Quando os Maestros se Encontram. Eles convidavam estelas para os estúdios da Rádio Nacional e faziam homenagem. Radames Gnatalli, Alceo Bocchino, Lyrio Panicalli, Leo Peracchi, L. Gaya, Migliori, Guaraná, Severino Araújo, Mazzuca, Renato de Oliveira. Tom Jobim foi convidado e homenageado. Angela Maria foi uma das homenageadas.



Cole Nat Count Duke Peguy Oscar Bill Evans 


sábado, 12 de abril de 2025

 Fusion Jazz

Cool Jazz

Smooth Jazz 

Be bop

Bing Crosby

Gershwin

Sinatra 

Ella

Nancy W

Sérgio Mendes 

Leny Everson 

Cauby

Elvis 

Sarah 

Água de beber 

Anka

Cole Porter 

Forever Green

Manhã de carnaval 

 The song has been performed and recorded often by a diverse group of singers, such as:

Musicians who covered the composition in the jazz genre:


Doris Day

 Solidão Nora Ney Tom 

Museu Imagem Ricardo Cravo 

Billy Blanco Continental 

Simone Elis Gal Bethânia 

Pinheiro Beth Carvalho Simone

Nara Elza Eliana


 Tom Jobim gravou vários discos pela gravadora Odeon, incluindo Orfeu da Conceição (1956), Amor de gente moça (1959), Chega de Saudade (1959), O Amor, o Sorriso e a Flor (1960) e Antonio Carlos Jobim & Sérgio Mendes (1967).

 Tom Jobim gravou vários álbuns pela Warner, incluindo The Wonderful World of Antonio Carlos Jobim (1964), A Certain Mr. Jobim (1965), Urubu (1976) e Terra Brasilis (1980). 

 Vinícius e os Afro sambas

Baden Powell 

Odete Lara

Tom 

Billy 

Zé Keti 

Dorival 

sexta-feira, 11 de abril de 2025

 Bar do Veloso 

Garota de Ipanema 

Instrumental de Jobim 

Gaita, flauta, violão, piano, vibrafone 

Julio Medaglia e Nelson Motta 

Corcovado 

Água de beber 

Triste 

As praias desertas

Estrada branca 

Fotografia 


 Noel, Cyro e Garoto e a palavra Bossa 

 Garoto

Radamés e Pelé 

Triste

Canta canta 

 Carícia Silvia

Zingaro

Olha para o céu

Fotografia 

Ela é carioca 

Imagina 

Foi a noite


Acordes e harmonia 


Bossa tendência estilo charme talento atratividade 

 1964 

The Wonderful World of Antonio Carlos Jobim
A. C. Jobim / Warner Bros

Getz
H Mann
João 


Amor de gente moca 

Silvia Telles

1960 
O Amor o Sorriso e a Flor
João Gilberto
(Tom Jobim  solo arreglos ) Emi Odeon

Gilberto 

 Caymmi 

Astrud 

Ogerman

Certain M Jobim

 ACJ 87


1989 
Cais
Ronaldo Bastos / A. C. Jobim / Sigla 

1986 
Estrela da Vida Inteira
Olívia Hime / A. C. Jobim  / Continental

1986 
Anos Dourados
A. C. Jobim / Som Livre

1985
Música e Pessoa
A.C.Jobim / Paulo Jobim
(Musicas:O rio da minha aldeia,Cavaleiro monge) / Som Livre

1983 
O Corsario do Rei
A. C. Jobim / Edu Lobo / Som Livre


Gabriela 
Miúcha 
ACJ 80
Edu Lobo 
Terra Brasilis 
Elis 
João Bosco Tom 
Donato 

1977 
Tom, Vinicius, Toquinho, Miucha / Vivo no Canecão.
Tom, Vinicius, Toquinho, Miucha / Som Livre


Sinatra 
Tide
Stone Flower

Surf