A música brasileira sempre teve relação com a americana e a europeia. No século 19 valsa, mazurca, polca, scottie. Pixinguinha foi criticado por supostamente ter feito choro sob influencia do jazz nos anos 20. Gravou Fox nos anos 40 e também Custódio Mesquita. Fats Elpídio e Severino Araújo faziam show de jazz nos anos 30. Aloísio, Ary Barroso e Carmem fizeram sucesso com choro e samba nos EUA. Bing Crosby gravou Copacabana e Aquarela do Brasil.
Dick Farney viveu nos EUA e era amigo de Sinatra e intérprete do mesmo. Cauby também. Nat King Cole esteve no Brasil nos anos 50. Não foi a Bossa Nova que iniciou esse processo. Todos os gigantes do jazz dos EUA gravaram Tom Jobim
Sambalanço e o jazz nos anos 50
O cantor Ernani Filho, líder da orquestra de Ary Barroso, gravou Foi a Noite e Só Saudade no velho estilo do samba canção. Ele gravou Faz uma semana e pensando em você de Tom Jobim em 1953. Obra muito elogiada pela crítica do jornal O Globo. Claudete também gravou. A Bossa Nova começa com Elizeth, João Gilberto, Silvinha, Doris Monteiro. Claudete atuou com Tom Jobim na noite e Newton, Milton, Alf, Carlinhos Lyra.
Dick, Lúcio, Mario Reis foram precursores. Fátima Guedes com linda interpretação.
A Bossa Nova conferiu ênfase à felicidade mas obviamente também há tristeza, pois é impossível falar do amor sem falar da infelicidade
A inflexão na direção do modo mais intimo começou com Sinatra e Bing Crosby passou para Dick Farney, M Reis, Silvinha, Alf, Doris e João
O aperfeiçoamento dos sistemas de som permitiu a inflexão, antes era difícil ser entendido cantando baixo
Todos os vozeiroes gravaram Tom Jobim que nunca impôs restrições
Silvio Caldas, N Gonçalves, Orlando, Galhardo
Ele fez arranjos para Vicente Celestino que também gravou Tom
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