domingo, 26 de março de 2023

Bossa Nova

Panicalli, Radames Gnatalli, Guerra Peixe, Leo Peracchi, Hermínio Bello, Silvio Tulio Cardoso, Ary Barroso, J Albuquerque,  Duprat e Gaya apoiaram a Bossa Nova

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Elite musical sem elitismo social

Harmonia e acordes dissonantes de João Gilberto Vadico e Garoto já faziam 

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O Jornal O Globo tece rasgados elogios ao álbum de Tom Jobim com as canções Faz uma semana e Pensando em você, interpretadas por Ernani Filho, cantor, amigo de Ary Barroso e líder de sua orquestra que excursionava pela América Latina. Elogios também a Lyrio Panicalli, maestro responsável pela orquestração. Tom Jobim,  nessa época, era completamente desconhecido do grande público. A fama só viria em 1954, com Tereza da Praia e a Sinfonia do Rio, em parceria com Billy Blanco. Em 1956 Tom Jobim produziria as canções da peça teatral Orfeu da Conceição. Ernani Filho era o melhor amigo de Ary Barroso e seu intérprete favorito. Gravou várias canções de Tom Jobim como Foi a Noite, Só Saudade, Frase perdida, Sucedeu Assim, Luar e Batucada. Importante registrar o avanço tecnológico desse disco para a época, não se tratava mais do antigo 78 RPM. Em 1953 o Mauricy Moura gravou Incerteza do Antonio Carlos Jobim lançada antes de Faz uma semana. Mauricy Moura foi o cantor que gravou a primeira canção de Tom Jobim e Newton Mendonça, Incerteza. Mauricy  gravou mais de 15 discos pela Continental, Sinter, Chantecler, Odeon e Polydor. Essas canções foram relançadas em 1997 no CD Meus Primeiros Compassos. Silvio Caldas era seu padrinho.

Bossa Nova contexto

 A Bossa Nova nasceu de um desejo de modernidade um desejo de renovação da nossa música

Os velhos sambas-canções, valsas, boleros e serestas com uma forma antiga de cantar e tocar e com letras tristes e trágicas já não mais encontravam receptividade nas novas gerações.

Versos sobre tristeza, solidão, alcoolismo, ausência de amor sincero e etc.

Nos EUA havia uma nova onda do jazz o Cool Jazz Sinatra e Bing Crosby adotavam uma forma mais intimista de cantar.

Dick Farney viveu e trabalhou nos EUA e trouxe essas orientações e com Lúcio Alves influenciou os jovens músicos como Tom Jobim, Newton Mendonça, Johnny Alf, João Gilberto, Milton Banana e Billy Blanco. Mário Reis, Alf, Sylvia Telles, Dick Farney e Lúcio Alves já cantavam como modernos.

A Bossa Nova nasceu de uma vertente do samba canção, Noel Rosa, um samba quase falado. Acordes dissonantes já eram feitos por Vadico e Garoto. Havia o samba sincopado o samba de salão.

Paralelamente ao movimento da Bossa Nova se desenvolveu o sambalanço que era influenciado pelo samba exaltação, jazz e ritmos caribenhos. Um estilo dançante e alegre.

No debate entre as propostas rítmicas para a Bossa Nova de Roberto Menescal, Carlos Lyra, Baden Powell, João Gilberto, Durval Ferreira e John Alf, prevaleceu a de João Gilberto inspirada na batida do tamborim. 

João Gilberto trouxe um novo tempo para o canto. Retirou a orquestra. Adotou o minimalismo vocal e instrumental. 

Tom Jobim introduziu a erudição de Debussy, Chopin, Villa Lobos combinado com as influências populares vindas de Pixinguinha, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Noel Rosa, Custódio Mesquita e de Gershwin e Porter.

A produção de Jobim e diversificada. Choro, valsa, seresta, moda, samba...

João Gilberto deu uma nova vestimenta a tradição, gravou todos os clássicos da Velha Guarda, promoveu uma nova leitura da tradição.

A Bossa Nova não foi um movimento que passou, não foi um gênero que ficou de lado, a Bossa Nova é a própria origem da música brasileira moderna

Era uma época de muita confiança e otimismo, havia o Cinema Novo, a arquitetura de Niemeyer, JK, o presidente Bossa Nova, Brasilia, integração do Brasil, desenvolvimento, superação do atraso, 50 anos em 5. Um país inserido no mundo moderno.

A Bossa Nova ampliou os horizontes da nossa música, uniu a tradição ao moderno, projetou a música brasileira no mundo de modo sem precedentes. Uma presença estrutural formando gerações.

Não foi a Bossa Nova que iniciou um processo de conexão da música brasileira com a música norte-americana. Não foram Johnny Alf, João Gilberto, Stan Getz, C. Baker ou Stan Kenton que conectaram a nossa música ao jazz.


Essa relação é bem mais antiga. É preciso conhecer a história para não repetir esses erros. 


No fim dos anos 20, já havia criticos no jornalismo brasileiro dizendo que o choro estava sendo influenciado pelo jazz.


Quem introduziu o jazz no Brasil foi o pianista e compositor pernambucano Fats Elpidio, em 1938, no Fluminense Futebol Clube. Depois o maestro Severino Araújo e sua orquestra Tabajara também executaram canções de jazz. 


Fats atuou no Copacabana Palace, na boate Vogue, no Hotel Meredien,  com Eliana Pittman e na orquestra do maestro Fonfon e Tabajara. Tocava choro, samba-canção, bolero, Bossa Nova, jazz, blues e frevo. 


Nos anos 40 Custódio Mesquita e Pixinguinha gravaram fox-canção. Joubert de Carvalho, Noel Rosa e Ary Barroso também gravaram fox.


Dick Farney atuou nos EUA nos anos 40, cantando em inglês nas rádios. Conheceu Sinatra e seu fã-clube era unido ao de Frank Sinatra.


Carmem Miranda viveu dez anos nos EUA e cantava música brasileira em filmes de Hollywood, ao lado de grandes nomes como Dean Martin. 


Dick Farney, Ary Barroso e Aloysio de Oliveira trabalharam no Grupo Disney, na área musical dos filmes da Disney. Foram amigos de Walt Disney.


Heitor Villa-Lobos fez trilha sonora para o cinema americano e a o grupo Disney.


Cauby Peixoto também cantou nos EUA com Nat King Cole e Bing Crosby. 


Nat King Cole gravou, cantando em português.


Bing Crosby gravou Copacabana e Aquarela do Brasil de Braguinha e Ary Barroso respectivamente.


O samba-canção nasceu no fim dos anos 20 e sofreu  influência do bolero nos anos 40. A Bossa Nova nasceu de uma vertente do samba-canção.


A Bossa Nova travou contato com o cool jazz e foi o momento supremo de convergência dos dois universos musicais, com Tom Jobim, João Gilberto, Johnny Alf, Astrud Gilberto e Stan Getz e tantos outros grandes nomes. 


Tom Jobim foi gravado por Sinatra e todos os gigantes da música nos EUA.


Foi a mais bem sucedida articulação da música nacional no mundo. Momento mais alto de excelência musical.


O Jazz nunca mais seria o mesmo depois da Bossa Nova, dizia Tom Jobim.


Aloysio Oliveira declarou que desde a chegada dos portugueses, a música brasileira nunca deixou de receber influências externas, a única música puramente nacional seria o canto tribal dos povos indígenas com uma flauta de bambu. As culturas estão sempre influenciando e recebendo influências.


O choro e o samba nasceram de uma mistura de generos europeus e ritmos africanos (polca, xote, valsa, mazurca, habanera, e o lundu)


Choro e samba são gêneros nacionais, nasceram no fim do século XIX, fruto da mistura de gêneros europeus e africanos, e sofreram influencias e transformações no século XX. 


O Jazz possui essa capacidade plástica de se acoplar a expressões musicais nacionais e manter as suas raízes. 


O Jazz encontrou na Bossa Nova uma fonte de renovação riquíssima e sem paralelo.


Tom Jobim e a Nova Banda


A mais importante influência de toda a história do Jazz. 


Vários compositores brasileiros gravaram fox


 A Bossa Nova nasceu de um desejo de modernidade um desejo de renovação da nossa música


Os velhos sambas-canções, valsas, boleros e serestas com uma forma antiga de cantar e tocar e com letras tristes e trágicas já não mais encontravam receptividade nas novas gerações.


Versos sobre tristeza, solidão, alcoolismo, ausência de amor sincero e etc.


Nos EUA havia uma nova onda do jazz o Cool Jazz Sinatra e Bing Crosby adotavam uma forma mais intimista de cantar.


Dick Farney viveu e trabalhou nos EUA e trouxe essas orientações e com Lúcio Alves influenciou os jovens músicos como Tom Jobim, Newton Mendonça, Johnny Alf, João Gilberto, Milton Banana e Billy Blanco.


A Bossa Nova nasceu de uma vertente do samba canção, Noel Rosa, um samba quase falado. Acordes dissonantes já eram feitos por Vadico e Garoto. Havia o samba sincopado o samba de salão.


Paralelamente ao movimento da Bossa Nova se desenvolveu o sambalanço que era influenciado pelo samba exaltação, jazz e ritmos caribenhos. Um estilo dançante e alegre.


No debate entre as propostas rítmicas para a Bossa Nova de Roberto Menescal, Carlos Lyra, Baden Powell, João Gilberto, Durval Ferreira e John Alf, prevaleceu a de João Gilberto inspirada na batida do tamborim. 


João Gilberto trouxe um novo tempo para o canto. Retirou a orquestra. Adotou o minimalismo vocal e instrumental. 


Tom Jobim introduziu a erudição de Debussy, Chopin, Villa Lobos combinado com as influências populares vindas de Pixinguinha, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Noel Rosa, Custódio Mesquita e de Gershwin e Porter.


A produção de Jobim e diversificada. Choro, valsa, seresta, moda, samba...


João Gilberto deu uma nova vestimenta a tradição, gravou todos os clássicos da Velha Guarda, promoveu uma nova leitura da tradição.


A Bossa Nova não foi um movimento que passou, não foi um gênero que ficou de lado, a Bossa Nova é a própria origem da música brasileira moderna


Era uma época de muita confiança e otimismo, havia o Cinema Novo, a arquitetura de Niemeyer, JK, o presidente Bossa Nova, Brasilia, integração do Brasil, desenvolvimento, superação do atraso, 50 anos em 5. Um país inserido no mundo moderno.


A Bossa Nova ampliou os horizontes da nossa música, uniu a tradição ao moderno, projetou a música brasileira no mundo de modo sem precedentes. Uma presença estrutural formando gerações.

A mais importante influência do Jazz de toda a sua história 

C. Basie 

Duke Ellington 

Miles Davis

Oscar Peterson

Henderson

Hancock 

H Mann

C Byrd 

Baker

Stan Getz

Nat King Cole

Ella Fitzgerald

Sarah Vaughan

Nancy Wilson

Peguy Lee 

Ron Carter 

Todos os grandes nomes do Jazz gravaram Tom Jobim 



 O ano de 1962 foi um ano da máxima importância para a Bossa Nova. O show no Au Bon Gourmet com Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto, e os Cariocas, no Rio de Janeiro, e o show no Carnegie Hall em NY.


Lançamento das canções Garota Ipanema e do Samba do Avião.


Stan Getz, Byrd, Tony Bennet já divulgava a Bossa Nova antes do show nos EUA. Dois anos antes 


O Samba do Avião foi uma música composta para um filme franco-italiano, Copacabana Palace, no qual atrizes estrangeiras famosas vinham ao Brasil conhecer o vencedor da Palma de Ouro de Cannes com o filme Orfeu Negro, Tom Jobim. Três aeromoças e uma princesa.


No show do Carnegie estiveram presentes 

Antonio Carlos Jobim, João Gilberto, Luiz Bonfá, Oscar Castro Neves, Sérgio Mendes, Roberto Menescal, Carlos Lyra, Chico Feitosa, Milton Banana, Sérgio Ricardo, Normando Santos, Dom Um Romão, Agostinho dos Santos e outros grandes nomes.


Na plateia 3 mil pessoas, grandes nomes do Jazz: Tony Bennett, Dizzy Gillespie, Miles Davis, Gerry Mulligan, Cannonball Adderley, Herbie Mann, o The Modern Jazz Quartet. Alguns recepcionam os brasileiros no aeroporto.


Viajaram pela America do Sul.


A mais importante influência de toda a história do Jazz.

Moradores de Copacabana, o gênero nasceu nas reuniões de Carlos Lyra, Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli e no apartamento de Nara Leão, no Edifício Palácio Champs Elysée, no Posto Quatro.

Jobim e Newton Mendonça 

Mário Reis, Sylvia Telles, Dick Farney, Lúcio Alves

Johnny Alf 

João Gilberto 

O cantar baixinho e falado, as letras de temas leves e descompromissados e a melodia parecida com um novo samba, influência do Cool jazz americano, conquistaram os jovens da Zona Sul que não se sentiam representados pelas valsas e serestas de sucesso, eternizadas nas vozes de Nelson Gonçalves, Orlando Silva e Carlos Galhardo, nos anos 1950.

Das salas dos apartamentos para os bares do Beco das Garrafas  

Tom Jobim na noite do Rio

Bossa termo usado por 

Garoto 

Noel

Cyro Monteiro  

Luar e Batucada Paula Morelenbaum e Ernani Filho 

Ernani Filho, Leny Andrade, Cris Delanno, Fátima Guedes, Claudette Soares e outros grandes nomes gravaram Só Saudade de Tom Jobim e Newton Mendonça. O Tom da Takai.

Luar e Batucada de Tom Jobim e Newton Mendonça.

Ernani Filho, Fátima Guedes e Paula Morelenbaum gravaram.

Sylvia Telles  


O ano de 1962 foi um ano da máxima importância para a Bossa Nova. O show no Au Bon Gourmet com Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto, e os Cariocas, no Rio de Janeiro, e o show no Carnegie Hall em NY.


Lançamento das canções Garota Ipanema e do Samba do Avião.


Stan Getz, Byrd, Tony Bennet já divulgava a Bossa Nova antes do show nos EUA. Dois anos antes 


O Samba do Avião foi uma música composta para um filme franco-italiano, Copacabana Palace, no qual atrizes estrangeiras famosas vinham ao Brasil conhecer o vencedor da Palma de Ouro de Cannes com o filme Orfeu Negro, Tom Jobim. Três aeromoças e uma princesa.


No show do Carnegie estiveram presentes 

Antonio Carlos Jobim, João Gilberto, Luiz Bonfá, Oscar Castro Neves, Sérgio Mendes, Roberto Menescal, Carlos Lyra, Chico Feitosa, Milton Banana, Sérgio Ricardo, Normando Santos, Dom Um Romão, Agostinho dos Santos e outros grandes nomes.


Na plateia 3 mil pessoas, grandes nomes do Jazz: Tony Bennett, Dizzy Gillespie, Miles Davis, Gerry Mulligan, Cannonball Adderley, Herbie Mann, o The Modern Jazz Quartet. Alguns recepcionam os brasileiros no aeroporto.


Viajaram pela America do Sul

Show na Concha Acústica da PUC 

Madrigal Renascentista

Maria Lúcia Godoy

Sucessora de Bidú Sayão

Grande divulgadora da obra de Villa Lobos 

Soprano 


A Bossa Nova é boa para a alma

Madeleine Peyroux 


Villa Lobos fez melodia para poemas de Manuel Bandeira e Drummond 

Usaram a expressão Bossa Nova 

Garoto

Noel 

Cyro 

para estes instrumentos.

Garoto, Radamés Gnatalli, Chiquinho e Billy Blanco, 1955. Arquivo Nacional.

Foi um dos maiores violonistas brasileiros de todos os tempos, sendo influência para músicos do calibre de Carlos LyraJoão GilbertoRaphael RabelloDino 7 CordasBaden Powell.

 O Quarteto Em Cy e o MPB 4 interpretando a canção vencedora do Festival Internacional da Canção de 1968, Tom Jobim e Chico Buarque de Holanda, Sabiá


Belíssima interpretação de Maria Lúcia Godoy, Bidu Sayão declarou que ela era sua herdeira, uma das maiores cantoras líricas do Brasil, divulgadora da obra de Heitor Villa-Lobos no mundo, também inclui compositores populares no seu repertório. Ela veio do Madrigal Renascentista. Foi esposa do maestro Isaac Karabchevsky que dirigiu o Madrigal desde os anos 50. Sabiá de Tom Jobim e Chico Buarque de Holanda.