sexta-feira, 19 de maio de 2023

 Eduardo Athayde, músico e produtor do álbum Matita Perê (1973)


Athayde em depoimento ao Estado de São Paulo diz que em 1965, ele fazia parte do conjunto vocal Quarteto 004. Gravaram um compacto duplo, Roberto Menescal escreveu a contracapa. Menescal os levou à casa do Tom para eles ouvirem a versão de O Morro Não Tem Vez. Ficaram amigos e ele foi para os Estados Unidos. Depois, Tom voltou e chamou o grupo para gravar Wave, ensaiavam todo dia na rua Codajás. Fizeram um show no Teatro Toneleros em 1968. Tom começou a se apresentar com eles.

Na

casa da Rua Barão da Torre, n.º 107, em Ipanema, Tom morou de 1960 a 1965, com Tereza e os filhos Paulinho e Elizabeth. Nela nasceram Garota de Ipanema, Samba do Avião, Corcovado, Insensatez, Só Danço Samba, Inútil Paisagem, Água de Beber, O Morro não Tem Vez, Só Tinha de Ser com Você, Ela É Carioca, Vivo Sonhando e Surfboard,  as mais conhecidas. Em 62 Tom foi para  Nova Iorque, para o concerto de bossa-nova no Carnegie Hall, onde começou sua carreira internacional e a da bossa-nova.

 Como registra Sérgio Cabral, a conexão da música brasileira com a música americana é antiga, Custódio Mesquita, Pixinguinha, Noel Rosa, Joubert de Carvalho, e Ary Barroso gravaram fox-canção, nos anos 30 e 40, Fats Elpídio e Severino Araújo fizeram apresentações de Jazz nos anos 30, Dick Farney e Cauby Peixoto atuaram nos EUA, cantando em inglês, Carmem Miranda cantou chorinho nos EUA nos anos 40. A relação da Bossa Nova com a música americana foi mais um momento desse longo processo e seu ponto mais alto. Johnny Alf, Tom Jobim, João Gilberto, Stan Getz, Astrud Gilberto, e C. Byrd iniciaram o processo e depois veio um exército de gigantes da música americana.


Desde os anos 20 a música brasileira tem contato com o Jazz.


O choro nasceu da combinação do lundu africano com a polca austríaca, mazurca polonesa, xote alemão e valsa vienense.


Francis Albert Sinatra e Antônio Carlos Jobim


Sérgio Cabral escreveu biografias de Pixinguinha, Tom Jobim, Elizete Cardoso, Nara Leão, Ataulfo Alves, Almirante e sobre a Era de Ouro do Rádio.


Arquivo Nacional

 Tom Jobim no seu escritório informal, a Churrascaria Plataforma, no Rio de Janeiro, era também uma casa de show `a noite, espetáculo de carnaval do Brasil para estrangeiros. Essa churrascaria existiu de 1979 até 2017. Seu proprietário Alberico Campana faleceu em 2017. Ele era um dos melhores amigos de Tom Jobim. Alberico era proprietário de boites no Beco das Garrafas antes de abrir a Plataforma. Até a inauguração da Plataforma, a casa de show mais forte era o Sambão e Sinhá do cantor e ator Ivon Curi. Alberico era italiano de nascimento e brasileiro de coração. Helena Jobim fez a noite de lançamento da sua biografia de Tom Jobim na Plataforma. Tom se reunia com amigos na Plataforma. Quando Tom Jobim faleceu, o carro do Corpo de Bombeiros passou em frente a Plataforma. O ponto antigo da boemia da Bossa Nova era o Antonios mas Tom considerava a Plataforma mais alegre, mais saudável. Alberico morreu com 90 anos.

 Como registra Sérgio Cabral, a conexão da música brasileira com a música americana é antiga, Custódio Mesquita, Pixinguinha, Noel Rosa, Joubert de Carvalho, e Ary Barroso gravaram fox-canção, nos anos 30 e 40, Fats Elpídio e Severino Araújo fizeram apresentações de Jazz nos anos 30, Dick Farney e Cauby Peixoto atuaram nos EUA, cantando em inglês, Carmem Miranda cantou chorinho nos EUA nos anos 40. A relação da Bossa Nova com a música americana foi mais um momento desse longo processo e seu ponto mais alto. Johnny Alf, Tom Jobim, João Gilberto, Stan Getz, Astrud Gilberto, e C. Byrd iniciaram o processo e depois veio um exército de gigantes da música americana.


Francis Albert Sinatra e Antônio Carlos Jobim


Sérgio Cabral escreveu biografias de Pixinguinha, Tom Jobim, Elizete Cardoso, Nara Leão, Ataulfo Alves, Almirante e sobre a Era de Ouro do Rádio.


Arquivo Nacional

quinta-feira, 18 de maio de 2023

 Love Sweet Love

Feelings

Never forever

Chris I love 

Barry White Love unlimited 


.Dione Warwick está fazendo uma turnê pelo mundo e no momento está no Brasil, velha amiga da música brasileira, canta música brasileira desde os anos 60. Já cantou com Sacha Distel em seu programa de TV na França, Garota de Ipanema, já cantou com Gal Costa. A maior interprete de Burt Bacharach.


Jobim Medley

How Insensitive

Quite Nights of Quite Stars

Wave

Waters of March 




Dione Warwick está fazendo uma turnê pelo mundo e no momento está no Brasil, velha amiga da música brasileira, canta música brasileira desde os anos 60. Já cantou com Sacha Distel em seu programa de TV na França, Garota de Ipanema e A Felicidade, já cantou com Gal Costa. A maior interprete de Burt Bacharach.


Jobim Medley

How Insensitive

Quite Nights of Quite Stars

Wave

Waters of March


Com Chico Buarque de Holanda e Emílio Santiago gravou Piano na Mangueira.



 A palavra Bossa já era bem conhecida dos sambistas. Noel Rosa usou a palavra Bossa num samba de 1932, " Coisas Nossas", Garoto integrava um grupo o Clube da Bossa, diziam que Cyro Monteiro tinha Bossa.

Bossa significa habilidade, tendência, qualidade atraente ao fazer algo, ou modo diferente, original, novidade, um certo charme. Quem criou a expressão Bossa Nova em relação ao movimento de renovação da música brasileira liderado por Tom Jobim, Vinícius, Mendonça, Johnny Alf, Carlos Lyra, Menescal, Boscoli e outros grandes nomes, foi o então jovem estudante Moysés Fuks. A irmã dele estudava violão com Menescal e Lyra. Ele gostava das canções. Depois ouviu na casa de Nara Leão. Então ele ofereceu a Boscoli o Grupo Universitário Hebraico para um show no bairro do Flamengo. Boscoli convidou João Gilberto, mas ele tinha compromissos, Boscoli chamou, então, Sylvia Telles. Estiveram presentes Nara Leão, Menescal, Lyra, Luizinho Eça, Johnny Alf, Feitosa, Normando, Bebeto, João Mário, Henrique, Bill Horne.  Isso foi no ano de 1957.

Moysés criou essa expressão porque não sabia ao certo como definir, não era o clássico samba-canção, não era bolero, seresta, nem o puro jazz. Rock estava nascendo e não era muito famoso ainda. Era uma mistura de samba e jazz. O grande sucesso da noite foi Rapaz de Bem de Johnny Alf, cantada por Carlinhos Lyra. O apresentador foi Ronaldo Boscoli.


"Hoje Sylvia Telles e um grupo Bossa Nova"

 Eduardo Athayde, músico e produtor do álbum Matita Perê (1973)


Athayde em depoimento ao Estado de São Paulo diz que em 1965, ele fazia parte do conjunto vocal Quarteto 004. Gravaram um compacto duplo, Roberto Menescal escreveu a contracapa. Menescal os levou à casa do Tom para eles ouvirem a versão de O Morro Não Tem Vez. Ficaram amigos e ele foi para os Estados Unidos. Depois, Tom voltou e chamou o grupo para gravar Wave, ensaiavam todo dia na rua Codajás. Fizeram um show no Teatro Toneleros em 1968. Tom começou a se apresentar com eles.

Na

casa da Rua Barão da Torre, n.º 107, em Ipanema, Tom morou de 1960 a 1965, com Tereza e os filhos Paulinho e Elizabeth. Nela nasceram Garota de Ipanema, Samba do Avião, Corcovado, Insensatez, Só Danço Samba, Inútil Paisagem, Água de Beber, O Morro não Tem Vez, Só Tinha de Ser com Você, Ela É Carioca, Vivo Sonhando e Surfboard,  as mais conhecidas. Em 62 Tom foi para  Nova Iorque, para o concerto de bossa-nova no Carnegie Hall, onde começou sua carreira internacional e a da bossa-nova.



A palavra Bossa já era bem conhecida dos sambistas. Noel Rosa usou a palavra Bossa num samba de 1932, " Coisas Nossas", Garoto integrava um grupo o Clube da Bossa, diziam que Cyro Monteiro tinha Bossa.

Bossa significa habilidade, tendência, qualidade atraente ao fazer algo, ou modo diferente, original, novidade, um certo charme. 


Quem criou a expressão Bossa Nova em relação ao movimento de renovação da música brasileira liderado por Tom Jobim, Vinícius, Mendonça, Johnny Alf, Carlos Lyra, Menescal, Boscoli e outros grandes nomes, foi o então jovem estudante Moysés Fuks. 


A irmã dele estudava violão com Menescal e Lyra. Ele gostava das canções. Depois ouviu na casa de Nara Leão. Então ele ofereceu a Boscoli o Grupo Universitário Hebraico para um show no bairro do Flamengo. 


Boscoli convidou João Gilberto, mas ele tinha compromissos, Boscoli chamou, então, Sylvia Telles. Estiveram presentes Nara Leão, Menescal, Lyra, Luizinho Eça, Johnny Alf, Feitosa, Normando, Bebeto, João Mário, Henrique, Bill Horne.  Isso foi no ano de 1957.


Moysés criou essa expressão porque não sabia ao certo como definir, não era o clássico samba-canção, não era bolero, seresta nem o puro jazz. O Rock estava nascendo e não era muito famoso ainda. Era uma mistura de samba e jazz. 


O grade sucesso da noite foi Rapaz de Bem de Johnny Alf, cantada por Carlinhos Lyra. O apresentador foi Ronaldo Boscoli.


"Hoje, Sylvia Telles e um grupo Bossa Nova"


A música Desafinado de Tom Jobim e Newton Mendonça é a primeira a usar a expressão Bossa Nova