quarta-feira, 25 de junho de 2025

 Na década de 1950, o samba-canção saiu das boates cariocas,  avançou as fronteiras e Dolores Duran foi para Montevideo, em 1956, substituir Elizeth Cardoso na boate Clube de Paris e na Radio Carve.

Segundo Ruy Castro, "Montevidéu se tornara quase uma extensão de Copacabana para os cantores brasileiros e Buenos Aires começava também a se abrir (...)

 “Se é por falta de adeus” (1955),  (...) marcou duas estreias fundamentais. Foi a primeira composição de Dolores Duran — e sua primeira parceria com Tom Jobim. Uma parceria então mais importante para Tom do que para Dolores, já que ela tinha mais cartaz como intérprete do que ele como compositor. O fato de serem cantados por Doris Monteiro, que tinha muito mais cartaz do que Tom e Dolores juntos, era um ponto para ambos." (Castro, Ruy A noite do meu bem, 2015).


No cartão postal enviado para Tom, Dolores conta que o samba-canção foi um sucesso:


 "Meu caro 'parceiro’.

Espero que sua peça tenha sido um sucesso (Orfeu da Conceição). Nosso samba novo tem deixado muita gente doida por aqui. Público maravilhoso. Beijocas na Tereza e no herdeiro. Para você, um abraço da amiga Dolores."


João Gilberto, Heineken Concert São Paulo (1994).


In the 1950s, samba-canção left Rio's nightclubs, crossed borders, and Dolores Duran went to Montevideo in 1956 to replace Elizeth Cardoso at the Clube de Paris nightclub and on Radio Carve.

According to Ruy Castro, "Montevideo had become almost an extension of Copacabana for Brazilian singers and Buenos Aires was also beginning to open up (...)

 "Se é por falta de adeus" (1955), (...) marked two fundamental premieres. It was Dolores Duran's first composition - and her first partnership with Tom Jobim. It was a partnership that was more important to Tom than to Dolores, as she was more of a performer than he was a composer. The fact that they were sung by Doris Monteiro, who was much more famous than Tom and Dolores combined, was a point for both of them." (Castro, Ruy A noite do meu bem, 2015).


In the postcard sent to Tom, Dolores says that the samba-song was a success:


 "My dear 'partner'.

I hope your play was a success (Orfeu da Conceição). Our new samba has been driving a lot of people crazy around here. Wonderful audience. Kisses to Tereza and the heir. For you, a hug from my friend Dolores."


João Gilberto, Heineken Concert, são Paulo, 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário