quarta-feira, 17 de maio de 2023

 PUC-RJ, Concha Acústica, show da Bossa Nova,  prévia do concerto que ocorreria em 21/11/1962 no Carnegie Hall, em Nova York, no qual a Bossa Nova foi apresentada ao mundo. Participaram Bebeto Castilho, Hélcio Milito, Luizinho Eça (Tamba Trio), Roberto Menescal, Dori Caymmi, o Quarteto Oscar Castro Neves, o Quinteto Sérgio Mendes, Vinícius de Morais, Sérgio Ricardo, Luis Carlos Vinhas entre outros. Tom Jobim compareceu mas não se apresentou. O astro do show foi o flautista americano Herbie Mann. O evento foi registrado pela Voice of America, podemos ver a presença do microfone com o símbolo VOA na foto.PUC-RJ, Concha Acústica, show da Bossa Nova,  prévia do concerto que ocorreria em 21/11/1962 no Carnegie Hall, em Nova York, no qual a Bossa Nova foi apresentada ao mundo. Participaram Bebeto Castilho, Hélcio Milito, Luizinho Eça (Tamba Trio), Roberto Menescal, Dori Caymmi, o Quarteto Oscar Castro Neves, o Quinteto Sérgio Mendes, Vinícius de Morais, Sérgio Ricardo, Luis Carlos Vinhas entre outros. Tom Jobim compareceu mas não se apresentou. O astro do show foi o flautista americano Herbie Mann. O evento foi registrado pela Voice of America, podemos ver a presença do microfone com o símbolo VOA na foto.

terça-feira, 16 de maio de 2023

 Gaya Bonfá Wanderley Duprat Roniquito Boscoli Maria 

Um americano hebraica

Bonfá Quitandinha

Bene Nunes Carlos Lyra

Alaide Costa

SP boates Tuca Anhembi Cave Lázaro Elis 

 1958, acompanhou ao violão a cantora Elizeth Cardoso na gravação de "Chega de saudade" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e "Outra vez", faixas incluídas no LP "Canção do amor demais".Também nesse ano, gravou um 78 rpm contendo "Chega de saudade" e "Bim bom", de sua autoria. O histórico disco, citado mais tarde como referência por muitos artistas como Chico Buarque e Caetano Veloso, apresentava uma interpretação vocal intimista e uma nova batida de violão, tornando-se um marco para a bossa nova. 

Em 1959, lançou outro 78 rpm em que gravou "Desafinado" (Tom Jobim e Newton Mendonça) e "Oba-la-lá", de sua autoria. Nesse mesmo ano, gravou seu primeiro LP, "Chega de saudade", lançado pela Odeon, com produção musical de Aloysio de Oliveira e arranjos de Tom Jobim. No repertório, além das canções lançadas nos dois 78 rpm, a releitura de antigos sucessos como "Morena boca de ouro" (Ary Barroso e Luís Peixoto), "Rosa morena" (Dorival Caymmi) e "Aos pés da santa cruz" (Marino Pinto e Zé da Zilda), e "Lobo bobo", faixa que lançava uma nova dupla de compositores, Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli. 
Em 1960, gravou o LP "O amor, o sorriso e a flor", também pela Odeon, com destaque para "Samba de uma nota só" (Tom Jobim e Newton Mendonça), canção também emblemática da bossa nova. Participou, ainda nesse ano, do show "O amor, o sorriso e a flor", realizado no Teatro de Arena da Faculdade de Arquitetura (RJ). Apresentou-se, também, na casa noturna Arpège (RJ) e, com Vinicius de Moraes, na Associação Atlética Banco do Brasil (Salvador). Ainda em 1960, nasceu seu filho João Marcelo, de seu casamento com a cantora Astrud Gilberto. 
No ano seguinte, gravou seu terceiro LP, "João Gilberto", que contou com acompanhamento do conjunto de Walter Wanderley, destacando-se "O barquinho" (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), ao lado da releitura de sucessos como "Samba da minha terra" e "Saudade da Bahia", ambas de Dorival Caymmi. Apresentou-se, também em 1961, no Cassino San Raphael, em Punta del Este (Uruguaiana). Nesse mesmo ano, foi lançado no mercado norte-americano o disco "Brazil''s brilliant João Gilberto" (o LP brasileiro "O amor, o sorriso e a flor"). 

 A noite do Amor, do sorriso e da flor 


Depois do show no Grupo Universitário Hebraica, 1958, onde foi criada a expressão Bossa Nova, outros shows foram feitos.


A PUC não aceitou a realização do show com Norma Bengell. O espetáculo foi transferido para a Universidade Federal do Rio de Janeiro. 


A PUC viria a realizar um novo show em 1962. Nesse ano Tom Jobim apresentou Garota de Ipanema e Samba do Avião com Vinícius e João Gilberto no Au Bon Gourmet. Em 62 a Bossa Nova faria a sua apresentação em NY.


20 de maio de 1960, anfiteatro da Faculdade de Arquitetura da UFRJ, na Praia Vermelha (RJ), apresentado por Ronaldo Bôscoli. 


O Amor, o sorriso e a flor 


A noite teve início com a gravação “Eu preciso de você” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), com Sylvia Telles e orquestra. Foi o primeiro show oficial da Bossa Nova.


Acompanhamento dos participantes, músicos Luiz Carlos Vinhas (piano), Roberto Menescal (guitarra), Luiz Paulo (contrabaixo), Hélcio Milito (bateria e tambas) e Bebeto (sax). 


Apresentaram-se Nara Leão, Nana Caymmi, Dori Caymmi, Chico Feitosa, Sérgio Ricardo, Johnny Alf, Pedrinho Mattar, Caetano Zama, Normando Santos, Norma Bengell e o grupo Os Cariocas, reunidos em torno de João Gilberto, que havia lançado pela Odeon o LP “O amor, o sorriso e a flor”, João Gilberto encerrou a noite interpretando “Samba de uma nota só” e “Meditação”  de Tom Jobim e Newton Mendonça, “O pato” (Jayme Silva e Neusa Teixeira) e “Brigas nunca mais” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), a última em duo com Astrud Gilberto.


Participaram também do show o Trio Irakitã e a sambista Elza Soares.


O Palácio Universitário da UFRJ sediou A noite do amor, o sorriso e a flor, no Teatro de Arena da Faculdade Nacional de Arquitetura, hoje Teatro de Arena. O evento foi considerado o primeiro show de Bossa Nova do País.


O Carlinhos Lyra estava brigado com Boscoli e realizou um show de Sambalanço na mesma data

Jose Paulo bossa Caetano Zama Hampton Aretha 


Hebraica 

Musico Americano

PUC

H Mann

UFRJ 

Evento realizado no dia 20 de maio de 1960, no anfiteatro da Faculdade de Arquitetura da UFRJ, na Praia Vermelha (RJ), produzido e apresentado por Ronaldo Bôscoli. A noite, que teve início com o audio da gravação “Eu preciso de você” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), com Sylvia Telles e orquestra, entrou para a historiografia da música popular brasileira como o registro do primeiro festival de bossa nova. Formando o conjunto que acompanhou os participantes, os músicos Luiz Carlos Vinhas (piano), Roberto Menescal (guitarra), Luiz Paulo (contrabaixo), Hélcio Milito (bateria e tambas) e Bebeto (sax)..


 Apresentaram-se no espetáculo Nara Leão, Nana Caymmi, Dori Caymmi, Chico Feitosa, Sérgio Ricardo, Johnny Alf, Pedrinho Mattar, Caetano Zama, Normando Santos, Norma Bengell e o grupo vocal Os Cariocas, todos reunidos em torno de João Gilberto, que acabava de lançar, pela gravadora Odeon, o LP “O amor, o sorriso e a flor”, e que encerrou a noite interpretando, entre outras canções, “Samba de uma nota só” e “Meditação” (ambas de Tom Jobim e Newton Mendonça), “O pato” (Jayme Silva e Neusa Teixeira) e “Brigas nunca mais” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), esta última em duo com Astrud Gilberto. Embora não ligados à bossa nova, participaram também do show o Trio Irakitã e a sambista Elza Soares.



Tom Jobim foi admirado por todos os grandes nomes da música nos EUA e no mundo. A Bossa Nova tornou-se famosa nos Estados Unidos. Stan Getz e Charlie Byrd gravaram “Desafinado”, com milhões de discos vendidos.


Em Novembro de 1962 houve um show no Carnegie Hall em NY que apresentou a BN oficialmente. Participaram desse show : Tom Jobim, Carlos Lyra, Luis  Bonfá, Oscar Castro Neves, Sérgio Mendes,  Chico Feitosa, Milton Banana, Roberto Menescal, João Gilberto, Carmem Costa, Normando, Bola Sete, Agostinho dos Santos e Sérgio  Ricardo. Foi um marco na história internacional da Bossa Nova. Depois desse encontro foi o Álbum "Frank Sinatra e Antônio Carlos Jobim".


Miles Davis, Dizzy Gilespie, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Andy Williams, Gerry Mulligan, Judy Garland,  Count Basie, Miles Davis, Tony Bennett, Quincy Jones, Oscar Peterson, Nat King Cole, Ron Carter,  Joe Henderson, H Mann, Chick Corea, Claus Ogerman, 

Brubeck Quartet, Stan Kenton, Bill Evans, Sammy Davis Jr e muitos outros grandes nomes gravaram canções de Tom Jobim.


De 1984 a 1994 Tom Jobim apresentou-se com a Nova Banda, sendo aclamado por plateias do mundo todo.


Fotos  : Tião Neto, Tom Jobim, Stan Getz, João Gilberto e

Milton Banana 

Tom e Andy Williams

Tom e Claus Ogerman

Tom e Ella Fitzgerald


Tom Jobim e a Nova Banda



 Tom Zé que foi aluno de Koellreutter interpretando A Felicidade. 


Em 1960, entrou para a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, que tinha entre seus professores na época Ernst Widmer, Walter Smetak e o dodecafonista Hans Joachim Koellreutter.


Aniversário de Vânia Bastos.

Feliz aniversário !! 13 de Maio de 1958.

Começou com Arrigo Barnabé, gravou com Eduardo Gudin.

Gravou Jobim, Caetano, Clube da Esquina.

Gravou Edu Lobo, Adriana Calcanhotto, Fátima Guedes, Baby do Brasil, Rita Lee, Dona Ivone Lara, Ângela Ro Ro, Marina Lima, Lucina, Joyce e Zélia Duncan, Pixinguinha.

Grande nome da MPB.

Canta, canta mais foi tema de Éramos seis!!


"O Rio de Janeiro que me inspirou era o Rio da natureza, do mar, do entardecer, dos casais, o riso, a lágrima da namorada, a rua Montenegro era tranquila, hoje o Rio de Janeiro está sendo coberto por um rio de aço (trânsito pesado na cidade toda) eu busco me afastar desse fluxo pesado. Já tentei me inspirar nisso, mas não consigo." (Início dos anos 70)


" A Bossa Nova teve um efeito semelhante ao de Pelé e Garrincha, estimulou a juventude a pegar uma bola e um violão e imitar a gente. Mas tem que evitar a mera imitação para exportação, tem que criar, trazer o novo. A harmonia, a melodia e a letra da Bossa Nova, comigo, João Gilberto, e Vinícius, inovou, -- trouxe algo novo.''


" A música brasileira fazendo sucesso nos EUA é como o irmão pobre ajudando o irmão rico. Tico-Tico no Fubá, Carmem Miranda, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Bossa Nova, o Brasil oferecendo uma música diferente e bonita."


" Eu não sou um showman, comecei como arranjador no background, mas produzir, compor, é oferecer muito ao público, a criação é um ato de amor. Não apareço muito em público, mas produzo muito" (Anos 70 antes da Nova Banda)


" A música popular bem elaborada é tão perene, e fica para a posteridade como a música erudita"


" Parei de compor com o Vinícius porque surgiu uma agenda pesada para nós, muitos compromissos, mas trabalho para voltar a compor com o Vinícius. Muita gente pede."


" Eu sou de uma época e de uma cultura que eram contrárias ao artista ficar rico. Diziam que manchava a arte. Bonito era morrer na rua da amargura, tuberculoso num bar.  O empresário da rádio, da TV, da gravadora, da casa de show podia ganhar dinheiro e o criador da obra não. Um absurdo!  Outros diziam que o artista virava capitalista"


"A gente supera todas as adversidades, leva a música de um país pouco conhecido, outro tipo de música, outra língua, para competir com uma poderosa indústria, consegue vencer e ser reconhecido e no nosso país, alguns vêm dizer que a gente faz música de americano para americano."


" Eu nunca fiz só música do tipo Bossa Nova, fiz valsa, choro, moda, seresta, samba-canção, sinfonia. João Gilberto gravou todo tipo de música. Hoje um músico aperta uma tecla de um sintetizador, põe uma batida de Bossa Nova e diz que é Bossa Nova."


Tom Jobim